A ACREFA dinamiza actividades na sua sede todos os fins-de-semana, destacando-se os jogos tradicionais. A ACREFA dinamiza ainda o atletismo em Loureiro, fazendo parte do circuito de atletismo, com cerca de 20 atletas e um treinador. Os dirigentes da ACREFA foram peremptórios a afirmar a necessidade de uma pista de atletismo no concelho de Oliveira de Azeméis para apoiar os muitos clubes de atletismo existentes no nosso concelho.
segunda-feira, 28 de julho de 2008
PS na ACREFA em Loureiro
A ACREFA dinamiza actividades na sua sede todos os fins-de-semana, destacando-se os jogos tradicionais. A ACREFA dinamiza ainda o atletismo em Loureiro, fazendo parte do circuito de atletismo, com cerca de 20 atletas e um treinador. Os dirigentes da ACREFA foram peremptórios a afirmar a necessidade de uma pista de atletismo no concelho de Oliveira de Azeméis para apoiar os muitos clubes de atletismo existentes no nosso concelho.
Escola de Dança Meia Ponta
Nesta escola ensina-se teatro, todo o tipo de dança, yoga, karaté, pilatos, e ginástica de manutenção.
A Meia Ponta é uma escola em amplo crescimento, que conta actualmente com 15 funcionários e que tem vários projectos para o futuro, nomeadamente a dança inclusiva.
A Meia Ponta segue no seu trabalho o desígnio de que “Na Meia Ponta as pessoas têm que ser felizes”.
Loja Ponto Já
È uma loja muito visitada, tendo uma média de 100 jovens que a utilizam diariamente. O espaço da loja Ponto Já é também utilizado para aulas da Universidade Sénior.
ACT, ARCPA e Grupo Juvenil
sábado, 19 de julho de 2008
Próximas visitas
Mais que saber do que se ocupam estas associações e quais as suas dificuldades, o Partido Socialista de Oliveira de Azeméis pretende inteirar-se dos seus projectos, da sua autonomia face a subsídios públicos, das pessoas que envolvem, público-alvo, entre outras. No fundo, saber o que é que em termos culturais está a acontecer no concelho. Pretende saber quais as associações que estão a olhar para o futuro com optimismo e quais as que se têm deixado levar pelo desânimo.
domingo, 13 de julho de 2008
Jornadas em andamento
No passado dia 12 de Julho o Partido Socialista de Oliveira de Azeméis visitou a Escola de Infantes dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, tomando contacto com o trabalho de formação desenvolvido por esta escola. Formação de futuros bombeiros, mas acima de tudo de homens e mulheres mais capazes para enfrentar os desafios do futuro. Apesar da Escola de Infantes ser um projecto recente (cerca de quatro anos), conta já com quase 50 jovens, tendo formado os seus primeiros bombeiros este ano.
Nesta escola os jovens, dos 6 aos 17 anos, aprendem a ministrar os primeiros socorros, como fazer desencarceramentos, as técnicas de combate a incêndios e ainda os valores de solidariedade, disciplina e entrega fundamentais a qualquer trabalho de voluntariado.
No entanto as dificuldades motivadas pela falta de espaço físico, dificuldade de transportes e ainda inexistência de alguns materiais específicos dificultam o crescimento desta escola e colocam entraves à concretização de objectivos, como por exemplo a participação no concurso de manobras, promovido pela Liga dos Bombeiros Portugueses, e que se realiza a nível nacional.
De referir que no distrito de Aveiro apenas os Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis e os Bombeiros Voluntários Espinhenses têm Escola de Infantes.
Também no passado dia 12 de Julho o Partido Socialista de Oliveira de Azeméis visitou a associação “Villa Cesari” na freguesia de Cesar. Esta associação desempenha um papel ímpar na formação cultural e desportiva dos jovens de Cesar, bem como na troca de saberes entre gerações e no reavivar de tradições antigas da vila de César.
A Associação está organizada em 14 secções secções, estando estas agrupadas em três grandes grupos: Villa mov.; Villa cul.; e Villa com..
O dinamismo desta associação está bem patente nos 750 sócios que possui, e nas cerca de 300 pessoas que diariamente estão envolvidas na vida e actividade da associação.
Os dirigentes da “Villa Cesari” referiram a forma como vão encontrando soluções para fazer face às dificuldades e colmatar as diferentes necessidades que a sua actividade diária exige, sendo de louvar que esta associação privilegie o diálogo e o intercâmbio com outras associações do concelho e estruturas da freguesia de Cesar com vista a rentabilizar meios já existentes, sempre num espírito de solidariedade e entreajuda, sendo um exemplo de boa gestão.
Uma jovem associação que conta com um rico historial de 10 anos e que todos esperamos continue por muitos mais a promover a cultura e o desporto, a dinamizar e envolver os jovens e a contribuir para o enriquecimento humano do nosso concelho.
sexta-feira, 11 de julho de 2008
Bombeiros e Villa Cesari
9H30 - Bombeiros, Escola dos Infantes - O. Azeméis
11H - Villa Cesari - Cesar
quinta-feira, 10 de julho de 2008
Primeiras Visitas
No passado dia 5 de Julho, uma delegação do Partido Socialista de Oliveira de Azeméis, composta maioritariamente por jovens visitou a URATE (União Recreativa os “Amigos da Terra – Associação Juvenil), em Carregosa, tomando contacto com a realidade da riquíssima acção e intervenção desta associação.
Organizada em várias secções, a URATE é gerida por jovens e centra a sua acção nas aspirações e vontade dos seus associados.
Esta associação juvenil desenvolve uma vasta actividade em torno da literatura, xadrez, teatro, ciências e novas tecnologias, ATL, dança, festival da juventude e ainda o ciclo-paper, assumindo um importante papel cultural, desportivo e recreativo no seio da juventude de Carregosa,
A URATE deu ainda a conhecer à delegação do Partido Socialista que tem contado com vários apoios e incentivos do IPJ e revelou os seus projectos para o futuro, augurando-se novas realizações de grande dimensão para a freguesia de Carregosa.
Esperamos pois que esses projectos continuem a contar com os devidos apoios estatais que, desta forma, mais não fazem do que premiar o esforço e a dedicação dos voluntariosos jovens.
Visita à NOZ
Ainda no mesmo dia, visitámos a associação “A NOZ” de Nogueira do Cravo. Esta associação desempenha um papel impar na formação cultural e desportiva dos jovens de Nogueira do Cravo, organiza-se em várias secções: música, ginástica, karate, ciclismo e atletismo, sendo que as secções de música e ginástica são as que atraem mais jovens.
“A NOZ” deu a conhecer as suas inúmeras actividades, e também dos seus problemas e dificuldades, nomeadamente os que dizem respeito à construção do Pavilhão gimnodesportivo e à reconstrução da “Casa do Arco” o que lhes permitirá melhores condições de trabalho.
Os dirigentes da “A NOZ” demonstraram ainda a sua mágoa pela falta de respostas atempadas a nível de apoio técnico e logístico por parte da autarquia oliveirense e apelaram à colaboração da concelhia do Partido Socialista para que, junto das instituições e órgãos competentes, os sensibilizem no sentido de apoiarem a associação, pois só assim poderá ultrapassar as suas dificuldades.
sexta-feira, 4 de julho de 2008
Jornadas Juventude e Associativismo
Amanhã, Sábado, visitaremos pelas 9 horas da manhã a URATE – União Recreativa “Os Amigos da Terra” – Associação Juvenil de Carregosa e às 10 horas a Noz de Nogueira do Cravo.